Sabe aqueles cenários de filme que você acha que nem sequer estão ao seu alcance? Paisagens com cores vibrantes, incontáveis tons de azul se espalhando entre o céu e o mar, areias branquinhas que mais parecem de uma ilha deserta do Caribe. Mas estamos falando de um local no estado do Rio de Janeiro, a menos de 20 minutos de Cabo Frio e a poucas horas da capital. O local tem nome e sobrenome: Arraial do Cabo.

Apesar de ser também um município, Arraial do Cabo é muito mais. Como o próprio nome diz, se trata de um cabo, ou seja, uma grande porção de terra que sai do continente em direção ao mar. Esse acidente geográfico faz com que essa seja uma região cheia de praias riquíssimas em biodiversidade, com fauna e flora exuberantes e paisagens de tirar o fôlego.

Por que conhecer Arraial do Cabo?

Situado na porção sul do litoral carioca, o município de Arraial do Cabo está super bem localizado para qualquer um que esteja nos pontos turísticos próximos, atraindo muita gente que está passando alguns dias em Cabo Frio, em Búzios ou em outras praias da Região dos Lagos.

O azul singular do mar de Arraial, assim como a vegetação frondosa e exuberante de suas praias, já deveria ser motivo suficiente para todos quererem conhecer a região. Mas Arraial do Cabo tem muito mais a oferecer para os turistas, como a incrível Ilha do Farol, cuja entrada é controlada e limitada a alguns minutos, ou as prainhas do Pontal do Atalaia, que aparecem em todas as listas de praias mais bonitas do Brasil.

O mergulho em Arraial também é outra atividade que proporciona experiências únicas para os turistas. Mesmo para os iniciantes e mergulhadores de primeira viagem, as opções oferecidas pelas agências locais são inclusivas e completas, com instrutores, um treinamento prévio e toda a assessoria para o turista.

Como chegar em Arraial do Cabo?

Por ser uma cidade bastante famosa e turística, Arraial do Cabo é bastante acessível, mesmo para quem pretende conhecer a cidade sem carro. Para isso, você pode tomar um ônibus direto para a cidade a partir do aeroporto internacional do Rio de Janeiro ou da Rodoviária Novo Rio, com o trajeto tendo um custo médio de 70 reais.

Para chegar até Arraial do Cabo de carro vindo do Rio de Janeiro, é necessário atravessar a ponte Rio-Niterói, entrar na BR-101 e dirigir até a Via Lagos (RJ-124). Apesar de serem estradas muito bem conservadas e mantidas, são privatizadas, o que acarreta um custo de pedágio de R$12 de segunda a sexta e R$20 nos finais de semana.

É importante sempre estar atento à possibilidade de pegar muito trânsito nos trechos entre o Rio e Arraial, situação muito comum nos feriados e finais de semana, principalmente em dias de muito sol. O trajeto que normalmente dura entre duas e três horas pode chegar a durar 8 horas em dias de mais trânsito. Existem muitos sites e serviços de monitoramento e alertas de trânsito aos quais você pode consultar caso esteja na dúvida das condições da estrada.

Por incrível que pareça, também existe um pequeno aeroporto em Cabo Frio (CFB), que pode ser uma alternativa para os viajantes que não precisam se preocupar com os gastos. Neste aeroporto, o mais comum são mesmo os voos fretados e particulares, sendo muito raros os voos comerciais que utilizam esta rota.

Melhores Épocas Para Visitar

O clima raramente será um problema para uma viagem turística a Arraial. É claro que existe sempre a possibilidade de ser pego de surpresa por alguns dias seguidos de chuva, mas isso é algo raro por aqui. De qualquer forma, pensando no clima, o verão talvez não seja a melhor das épocas para se curtir as praias da cidade. Apesar das altas temperaturas e do agito da alta temporada, o verão tem maiores índices de precipitação e mais dias nublados, ao mesmo tempo em que o inverno de Búzios está longe de ser frio, com uma temperatura máxima média de 26 graus em julho. Comparado com a média de 30 graus no pico do verão, a diferença não é tão grande assim, e a temperatura mais amena pode inclusive ser mais agradável e saudável para sua pele.

Outro ponto negativo com relação aos meses de alta temporada é que a cidade está muito cheia, algo que pode ser ruim para quem busca um pouco de sossego na praia. Pior do que isso é o trânsito que costuma se formar por todo o trajeto até a Região dos Lagos, já conhecido por ser extremamente congestionado em finais de semana e feriados.

Temperatura da Água

A água em toda a região de Arraial do Cabo é muito fria! Isso geralmente não é um problema, já que o calor também é muito forte e as águas geladas são tudo o que o turista mais deseja quando está debaixo do sol. Entretanto, as águas geladas de Arraial guardam mais curiosidades do que imaginamos!

Essa temperatura baixa se dá em grande parte pelo fenômeno que mencionamos antes, chamado ressurgência. A ressurgência é quando, por algum motivo, as águas mais frias e profundas do oceano são levadas pra parte mais superficial, trazendo consigo não somente as baixas temperaturas, mas também, e muito mais importante, trazendo consigo muita diversidade de seres vivos! Portanto, antes de reclamar do frio da água, lembre-se que é por isso que essa região é tão cheia de peixes e animais marinhos.

Quais praias devo visitar em Arraial do Cabo?

Não há dúvidas de que a principal atração da cidade de Arraial do Cabo são suas belíssimas praias, de areia branquinha e mar azul vibrante e cheio de vida. Veja aqui mais detalhes sobre as principais praias de Arraial:

Praia dos Anjos

Esta é a região mais central, desenvolvida e movimentada de Arraial do Cabo. Apesar de não ser o lugar mais apropriado para curtir a praia e se banhar no mar, é na Praia dos Anjos onde está a grande maioria das pousadas, hotéis, bares e restaurantes da cidade. Também é nas águas deste praia o local de partida da maioria dos barcos e embarcações que oferecem passeios a outras praias e à Ilha do Farol.

Praia do Forno

Esta é uma das grandes protagonistas de Arraial do Cabo e de toda a Região dos Lagos. Para chegar até a Praia do Forno, existem duas opções: uma trilha bem fácil de 15 minutos, ou uma carona de barco saindo da Praia dos Anjos, chegando em poucos minutos. Seja de barco ou a pé, a Praia do Forno impressiona a todos pela exuberância de sua paisagem. Para os mais exigentes, apesar de ser quase um paraíso perdido, essa praia conta com algumas barracas e restaurantes para trazer ainda mais conforto para os turistas.

Prainhas do Pontal do Atalaia

Guardadas por uma encosta verde-brilhante e de frente para a famosa Ilha do Farol, as Prainhas do Pontal do Atalaia estão entre várias listas das praias mais bonitas do Brasil. As águas parecem até uma piscina natural de tão transparentes e calmas, sendo muito recomendável levar um snorkel para desfrutar um pouco mais de perto a biodiversidade local. O acesso até a praia é bastante fácil de carro, ainda que também seja possível chegar de barco até o local.

Praia do Farol

A Praia do Farol fica numa Ilha (também “do Farol”) em frente a Arraial do Cabo. A praia foi eleita por três anos consecutivos pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) como a praia mais perfeita do Brasil, considerando os critérios de transparência da água, qualidade da areia e limpeza geral. A Ilha é tão importante para nosso país que tem um limite de 250 visitantes simultâneos e um período máximo de permanência de 45 minutos. A única forma de conhecer esse destino imperdível é mesmo de barco, contratando o serviço de alguma agência de turismo local.

Praia Brava do Pontal do Atalaia

Não muito conhecida, a Praia Brava de Arraial do Cabo fica a 15 minutos percorrendo uma trilha a partir do Morro do Pontal do Atalaia, o mesmo morro que dá acesso às Prainhas. Se trata de uma praia pequena, porém de uma beleza enorme e bastante reservada, muitas vezes deserta.

Prainha

A Prainha é uma ótima opção para os turistas que preferem abrir mão de certos confortos e comodidades para ficarem hospedados em um lugar menos cheio que a Praia dos Anjos. Ela já fica mais distante da parte central de Arraial do Cabo, porém, é um dos poucos lugares que conta com infraestrutura de hospedagem e alguns outros estabelecimentos comerciais.

Praia Grande

Assim como a Prainha e a Praia dos Anjos, a Praia Grande é outra praia que conta com estrutura de hospedagem e comércio. A vantagem dela sobre a Prainha é que está mais próxima do agito e das praias mais badaladas de Arraial, e conta inclusive com um mirante próprio chamado Mirante da Boa Vista. Como você pode desconfiar pelo nome, a vista de lá é incrível!

Bares e Restaurantes Por Perto

Situado no coração de Arraial do Cabo, bem no centro da cidade, o Astral Beach Food oferece uma gastronomia sofisticada, fresca e saudável a preços justos. Além de contar com opções vegetarianas e cardápios para dietas especiais (como restrições a glúten, por exemplo), o local também oferece opções de culinária asiática e havaiana, com pratos exóticos e muito bonitos.

O Sol na Cozinha é outro famoso e conceituado restaurante de Arraial do Cabo, localizado próximo à Praia Grande. Aqui, o forte é a culinária mediterrânea, ainda que também conte com opções de comida regional e integre ao cardápio diversas influências de outros países e culturas, formando um conceito que poderíamos classificar como “contemporâneo”.

Já na Praia dos Anjos, o lugar mais movimentado de toda a cidade, o destaque fica por conta do Pimenta Rosa Gastronomia, um estabelecimento com preços super acessíveis que serve uma comida caseira muito bem preparada. O local também oferece diversas opções de pratos veganos e vegetarianos, levantando a bandeira de uma cozinha saudável e saborosa.

Hotéis Por Perto

Arraial do Cabo é uma cidade historicamente turística, sendo grande a oferta de hotéis, pousadas e campings. A maioria desses estabelecimentos está situado na Praia dos Anjos, porém aqui separamos também um local na Praia Grande e outro local no centro da cidade.

Pousada Costa Dourada

Esta pousada fica de frente para a Praia dos Anjos, pertinho do centro da cidade, sendo uma das pousadas mais procuradas e famosas da região. Fica bem na frente do ponto de saída para os passeios de barco e escuna, sendo uma ótima opção para quem quer andar pouco e desfrutar muito das praias de Arraial. Com Wifi grátis e quartos com uma decoração bastante elegante, a Pousada Costa Dourada é uma escolha certa.

Hotel Varandas ao Mar

Diferente de uma hospedagem na Praia dos Anjos, onde os hotéis costumam estar sempre cheios e o movimento na praia é grande desde as primeiras horas da manhã, hospedar-se na Praia Grande traz uma experiência mais tranquila e harmoniosa para os turistas. O Hotel Varandas ao Mar fica bem de frente para a Praia Grande, no estilo “pé na areia” mesmo. Toda a infraestrutura de quartos, restaurante e área livre do hotel é impecável, com uma vista para um pôr do sol incrível sendo a cereja do bolo.

Hotel da Canoa

O Hotel da Canoa fica bem no centro da cidade de Arraial do Cabo, e fica bem pertinho de todas as praias da região. Esta é uma ótima opção para aqueles turistas que buscam gastar menos ao mesmo tempo em que aproveitam a experiência ao máximo, conhecendo o máximo de praias e trilhas possível. Você pode ter acesso no próprio hotel a todas as atividades de passeio e tours de Arraial, além de estar a menos de 600 metros da Praia Grande e da Prainha.