Gruta Azul

Gruta Azul

Situa-se na parte oeste da Ilha de Cabo Frio / do Farol, tendo como extremos a Ponta do Focinho e a Ponta do Boqueirão. Sua abertura tem 3 m de largura, com um salão natural de 30 m de extensão e 15 m de altura. Suas paredes internas, em tons dourados e prateados, tornam-se azuis conforme a intensidade da luz solar. Somente na maré baixa é possível entrar de barco no interior da gruta.

Localização – Ilha de Cabo Frio/do Farol.
Acesso – Marítimo – aluguel de barcos na Praia dos Anjos.
Visitação Turística – Permanente.

Gruta do Oratório

Localiza-se na Ponta do Oratório, entre a Ponte do Leste e a Ponta do Focinho. Possui uma abertura de 5 m de largura e 10 m de altura, com cavidade de 3 m, tendo ao fundo uma imagem em relevo, esculpida pela natureza.

Localização – Ponta do Oratório, Ilha de Cabo Frio/do Farol.
Acesso – Marítimo – aluguel de barcos na Praia dos Anjos.
Visitação Turística – Permanente.

Morro do Pontal do Atalaia

Morro do Pontal

Com 172 m de altura, é o ponto mais elevado do município no continente. Sua ponta avança pelo mar, até próximo da Ilha de Cabo Frio, na altura do chamado Boqueirão. A vegetação é de transição, com espécies típicas da Mata Atlântica e de restinga. No local encontram-se as Ruínas do Telégrafo, prédio construído em 1814. Do morro avista-se a cidade de Arraial do Cabo, a Ilha do Francês, as belas praias da região e, do alto, a extensa Restinga de Massambaba e a Lagoa de Araruama. Suas pontas junto ao mar são ótimas para pesca de molinete.

Localização – Entre a Praia dos Anjos e a Praia Grande.
Acesso – Saindo da Rodoviária Fernando Barros Pessoa, dobrar à esquerda, na Av. Getúlio Vargas, seguindo pelas ruas Epitácio Pessoa e José Francisco. Na altura do Condomínio do Pontal do Atalaia, virar à direita, na Estrada do Atalaia, onde se encontra a subida para o atrativo.
Visitação Turística – Permanente.

Fenda de Nossa Senhora

Fenda de Nossa Senhora

Enorme fenda rochosa, com 40 m de altura, localizada numa ponta da ilha de Cabo frio. São duas rochas que têm entre si uma abertura de aproximadamente 5 m e chegam até quase ao nível do mar. O seu nome surgiu da lenda de que um pescador encontrou no local a Imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Esta imagem foi roubada há anos da Igreja de Nossa Senhora de Assunção, de Cabo Frio. Ao redor, destacam-se a Praia da Ilha de Cabo Frio, o Morro do Pontal do Atalaia (paisagem espetacular), e as Prainhas. A área é propícia a pesca de linha e de mergulho.

Restinga de Massambaba

Restinga de Massambaba

Grande parte de seu espaço territorial comporta uma área de preservação ambiental com cerca de 7600 hectares, criada em 1986. Estende-se por 25 km, desde a Ponta da Cabeça, na Praia Grande, até a localidade de Pernambuca, divisa com Araruama. É uma longa e estreita faixa de areia localizada entre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Araruama. Conserva ecossistemas de restinga, manguezal,laguna , brejo e sambaquis.No local, grande variedade de espécies animais e flora diversificada, com predominância de bromélias, gramíneas, cactos e orquídeas.

Localização – Entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico – RJ-102.
Acesso – Saindo da Rodoviária Fernando Barros Pessoa, pela Rua D. Pedro I, seguir pela RJ-140, em direção a Cabo Frio, percorrendo cerca de 4 Km até a bifurcação com a RJ-102 (Estrada da Figueira), e seguir por mais 14 Km.
Visitação Turística – Permanente.

Fenômenos – A Ressurgência

Fenômeno que consiste no afloramento à superfície das águas profundas do Atlântico Sul, provenientes da Antártida. Por estarem em uma região onde a luz solar não alcança, são ricas em nutrientes que são arrastados para as camadas mais iluminadas do mar e, por processo de fotossíntese, geram a proliferação de fitoplâncton em abundância, formando a base da cadeia alimentar marinha. O fitoplâncton, então, serve de alimento para pequenos seres marinhos(zooplâncton) , que por sua vez alimentam os peixes menores que servirão de alimento para peixes maiores e assim sucessivamente. A ressurgência, portanto, fertiliza o mar de Arraial do Cabo, o que explica a fartura de pescado, a diversidade de espécies marinhas na região e justifica o título de capital nacional do mergulho, além da vocação do município para esportes náuticos e a pesca.