Planeia visitar o Algarve este ano? Se ainda não pensou muito no assunto, siga o nosso conselho: vá. Se pensou passear em Lisboa e no Alentejo, aproveite e desça um pouco mais até ao sul de Portugal.

O Algarve é a região turística de excelência do Algarve, muito graças às praias paradisíacas de águas cálidas e transparentes, a uma rica e diversificada gastronomia e, claro, muita diversão noturna.

É verdade que há mais de 130 praias nesta região, mas hoje queremos enaltecer a magia da Praia da Marinha. Esta praia surge no meio de falésias proeminentes com vistas inesquecíveis que contrastam com o azul intenso do mar limpo e cristalino.

Se ainda não ouviu falar da Praia da Marinha, é porque tem o seu radar turístico desligado. Esta praia, situada no município de Lagoa, é uma das praias mais faladas e premiadas da Europa nos últimos anos.

Vamos percorrer alguns dos motivos que tornam esta praia um destino imperdível para as suas férias de verão.

É uma praia pequena e exclusiva

É verdade. Não é uma praia de areal extenso e de colocar inveja às praias mais apertadas da zona da capital. É uma praia relativamente pequena, discreta, recortada por rochas de incrível beleza. No entanto, é uma praia à qual se pode chegar apenas de carro, pelo que diminui as enchentes naturais das praias mais próximas ou mais centrais. Ainda assim, é uma praia visitada tanto por turistas como por locais, por casais em clima romântico ou por famílias tranquilas. Existe um ambiente de alguma familiaridade sempre presente, o que nos faz sentir sempre em casa.

Beleza de postal

Não queríamos ter de jogar esta cartada, mas os mais belos postais do Algarve são normalmente da Praia da Marinha ou da famosa rocha em forma de coração que fica na extremidade da praia. O azul esverdeado do mar, a areia clara e fina, sempre observadas de perto pelas arribas de vários tons de dourado tornam esta paisagem uma das mais icónicas de toda a região. As agências de publicidade e os guias de viagem usam as suas fotografias vezes sem conta para ilustrar todo um país.

Praia distinguida por publicações de renome

O Guia Michelin nomeou-a em 2007 como uma das praias mais bonitas do mundo. Em2015, a Praia da Marinha foi eleita pela associação European Best Destinations como uma das melhores praias da Europa. Em 2018, a CNN elegeu a Praia da Marinha como uma das 52 melhores praias do mundo. A lista continua e só corrobora a nossa teoria de que este país não para de nos surpreender.

Caminhada pelas falésias

Toda a gente que visita Itália fica encantado com os trilhos que atravessam as Cinque Terre, na região da Ligúria. O Algarve tem também uma versão de um trilho terrestre que acompanha o mar e é feito no topo das falésias douradas tão características do Algarve, o trilho chama-se Percurso dos Sete Vales Suspensos. O nome parece saído de uma lista das Maravilhas do Mundo e a verdade é que é tão maravilhoso como parece. Este percurso de 5,6 km (cerca de 11 km ida e volta) parte da Praia da Marinha até à Praia de Vale Centeanes , passando pelas fabulosas Praia da Corredoura, Praia de Benagil e Praia do Carvalho.

Percurso subaquático

As suas águas são normalmente calmas e transparentes, tornando-a um palco perfeito para longas sessões de mergulhos no mar, de nado e de snorkeling. O habitat marinho é notável: os ambientes rochosos e campos de ervas marinhas alojam ouriços e anémonas, cardumes de sargos e safias, polvos, chocos ou os curiosos cavalos-marinhos. É possível seguir um percurso subaquático, acessível de máscara e barbatanas. Não se esqueça de colocar o seu telemóvel numa caixa estanque ou uma GoPro e filmar tudo!

Não é demasiado tarde. Se, por algum motivo, ainda não conheceu a Praia da Marinha, que 2021 seja o seu ano.